Fique por dentro

01/04/2022 15:25 | NOTÍCIAS

Hospital Bom Samaritano inaugura clínica especializada em atendimento para pacientes com espectro autista

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde que afeta o comprometimento cerebral e impacta o desenvolvimento da comunicação, cognição, aprendizado e relacionamento interpessoal dos indivíduos que o desenvolvem. Os primeiros sintomas do autismo, contudo, são detectáveis já na primeira infância e os pacientes frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Por ser uma condição de saúde que não tem cura, atravessando a adolescência e toda a vida adulta, a compreensão sobre o autismo é repleto de estigmas que são alimentados pela falta de informação sobre como lidar com pacientes dentro do espectro, que apresenta diversos níveis. Por isso, desde 2007, o dia 2 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de conscientizar a população sobre essa condição e eliminar a discriminação e o preconceito que atingem os indivíduos afetados pelo transtorno.

Inauguração de clínica especializada no tratamento de pacientes autistas

O Hospital Bom Samaritano, referência na região de Maringá (PR), já realiza, em média, o atendimento de aproximadamente 70 pacientes com quadro de TEA. Com o marco do Dia da Conscientização do Autismo, o hospital inaugura nesta sexta (01/04), o Centro Integrado de Neurodesenvolvimento, clínica especializada no tratamento exclusivo de pessoas com autismo.

Para Jéssica Barbetto, psicóloga do HBSM e integrante da equipe do novo Centro, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maior será o desenvolvimento do autista. “É importante que os pais estejam atentos às crianças e ao perceberem sintomas, que são diversos, desde falta de contato visual, falta de atenção, irritação na presença de outras pessoas e padrões de comportamentos, entre outros, consultem um pediatra para que o profissional faça a avaliação médica precisa”, declara a profissional, que alerta para a necessidade do debate sobre o tema na sociedade. “O autismo ainda é um tema tabu justamente pela falta de informações sobre o especro, o que gera diversos estigmas negativos e a falsa ideia de que autistas não podem ser funcionais. Eles são inteligentes e com tratamento adequado, podem se integrar à sociedade com desenvolvimento profissional e acadêmico, por exemplo.”

Assim que é feito o diagnóstico de TEA, o tratamento do paciente atendido pelo Centro Integrado de Neurodesenvolvimento é iniciado por uma equipe profissional multidisciplinar composta por psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional e integração sensorial, que desenvolve um programa de intervenção, de acordo com as necessidades de cada paciente.

O acolhimento às famílias também é um diferencial. “O diagnóstico de TEA pode ser assustador para os familiares. É preciso também olhar para essas pessoas e mostrar o caminho para lidar com o autismo e perceber o desenvolvimento dos pacientes”, finaliza.

Sobre o Hospital Bom Samaritano

O Bom Samaritano, localizado em Maringá (PR) é um hospital da Athena Saúde, uma das maiores empresas de medicina de grupo do país e que possui hospitais e clínicas em cidades de grande potencial de desenvolvimento econômico das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Com estrutura de pronto atendimento 24hs, pronto-socorro geral, pronto-socorro cardiológico, maternidade, UTI geral, UTI cardíaca, UTI Neopediátrica, a instituição é acreditada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). O Bom Samaritano possui credenciamento com mais de 20 convênios e realiza atendimentos particulares, com uma equipe composta de profissionais capacitados em diversas especializações e a missão de cuidar da vida com seriedade e humanização.

Assessoria de Imprensa

 

1 clinica.jpeg2 clinica.jpeg3 clinica.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-01 at 12.41.20 _1_.jpeg

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde